BOLETIM INFORMATIVO

 

Exemplo

O nosso

Boletim informativo

é lido por mais de

61.000 profissionais

em todo o mundo

 

Tenstep Brasil Newsletter

Janeiro 2010

Tudo que você precisa para gerenciar projetos!

Vol.7 Edição 01

 

Prezado(a) $$NOME$$,

O nosso boletim Informativo contém dicas sobre gerenciamento de projetos para auxiliar você e a sua equipe. Também serve como uma lembrança para você gerenciar seus projetos com disciplina, rigor e de acordo com o tamanho e a complexidade de cada projeto. O conteúdo faz parte do Processo de Gerenciamento de Projetos da TenStep e pode ser visto em www.tenstep.com.br.

 

Regra #87 para os Gerentes de Projetos

 

Os projetos requerem o teamwork (trabalho em equipe) para serem bem sucedidos. Lembre-se, a maioria das boas equipes têm um coach e não um chefe, mas mesmo assim o coach as vezes necessita comandar alguns dos lances.

 

Prepare-se para o exame de PMP® com a Ready-Set-Pass

 

PMP Certificação

Self-Paced PMP® Exam Prep Course - O Ready-Set-Pass oferece um curso on-line que pode ser realizado de acordo com o seu ritmo e calendário. Através dos exames e dos exercícios práticos, você focalizará nos conceitos e nos princípios chave para passar no exame. >>Maiores Detalhes

PMP® Exam Simulator - Aumente a sua chance! Assegure-se de passar no exame de PMP® através da utilização do nosso simulador. Praticar é uma das melhores maneiras para se preparar para o exame de PMP®. Isso lhe dá uma oportunidade de compreender melhor o exame atual e os tipos de perguntas. >>Maiores Detalhes

® - PMP e PMBOK são marcas registradas pelo Project Management Institute

 

Validar as estimativas com os membros da equipe do projeto

 

Validação

Uma das responsabilidades preliminares de um gerente de projetos é de construir o cronograma do projeto, atribuir as atividades do cronograma aos membros da equipe e informá-los que os mesmos são responsáveis pelas atividades e pela entrega das mesmas dentro das expectativas.

Delegar a responsabilidade aos membros da equipe para entregar as atividades dentro das expectativas é correto, mas você acha isso é justo? Vamos supor que você é um gerente de projetos e foi atribuído a um projeto depois que as estimativas para o cronograma e orçamento foram estabelecidos. Você poderá pensar que isto não é justo porque você não foi envolvido no processo de criação das estimativas. Também, você poderá achar que se você será o responsável pelo cronograma e pelo orçamento do projeto, você necessita ser envolvido na criação dos mesmos.

Agora que você entende o problema sobre a atribuição das atividades aos membros da equipe. Então, você acha justo atribuir a responsabilidade da execução das atividades aos membros da equipe sem que eles tenham participado do processo de estimação? A resposta é a mesma “Não”.

Há duas maneiras para evitar este problema e certificar-se de que os membros da equipe aceitarão as estimativas. A primeira é tentar envolver antecipadamente os membros da equipe no processo de estimação. Isso nem sempre é prático, mas às vezes é possível. (De fato, você poderá precisar da ajuda dos membros da equipe do projeto para criar realmente o cronograma e o orçamento do projeto.) Se os membros da equipe forem envolvidos no processo de estimação, os mesmos poderão se responsabilizar pela entrega das atividades dentro destas estimativas. (Se os membros da equipe não aceitarem a responsabilidade dentro das estimativas que eles mesmos ajudaram a criar, então você deverá se perguntar se as estimativas realmente são válidas.)

Por outro lado, em muitos projetos os membros da equipe do projeto não são atribuídos até que o cronograma e o orçamento do projeto estejam estabelecidos. As pessoas que criam as estimativas iniciais, fazem algumas suposições sobre o desempenho “médio” dos membros da equipe que serão atribuídos e criam as estimativas baseadas nessas suposições.

Neste caso é apropriado atribuir uma atividade a um membro da equipe e solicitar que o mesmo valide se as estimativas aparentam ser razoáveis ou não. Você não está procurando uma estimativa com um fator de 100% de confiança. Você está apenas tentando validar se a estimativa sobre o esforço, o prazo e o orçamento aparentam ser razoáveis. Se o membro da equipe concordar com as estimativas, então você poderá manter o mesmo como responsável pela entrega da atividade dentro dessas estimativas.

Naturalmente, quando você atribuir primeiramente as atividades aos membros da equipe, os mesmos poderão não saber o suficiente para responder se a estimativa é razoável ou não. Ele poderá necessitar de algum tempo e talvez ter que começar a trabalhar realmente na atividade para poder responder. Isso não é um problema. Neste caso, você atribui a atividade, junto com o esforço, o orçamento e o prazo final estimado. Então você solicita que o membro da equipe valide O MAIS CEDO POSSÍVEL se o trabalho poderá ser realizado dentro destas estimativas. Se o membro da equipe sentir que as estimativas estão imprecisas, o mesmo deverá fornecer uma estimativa mais realística. Como gerente do projeto, você deverá negociar com o membro da equipe para obter um acordo. Entretanto, quando você e o membro da equipe chegarem a um acordo, você poderá manter o mesmo como responsável pela entrega da atividade dentro das estimativas acordadas.

A chave deste cenário é que o membro da equipe deverá notificar o gerente do projeto O MAIS CEDO POSSÍVEL que a data final prévia é inaceitável. Não é aceitável que o membro da equipe espere faltar o prazo final para então, informar que as estimativas estão incorretas.

Estas duas abordagens são maneiras de manter os membros da equipe responsáveis por suas atividades, e da mesma forma ser justo, permitindo a eles discutirem sobre as estimativas e chegarem a um acordo. Uma vez que chegarem a um acordo, você poderá legitimamente manter o mesmo como responsável pela entrega da atividade dentro das estimativas acordadas.

Para maiores detalhes sobre Gerenciamento de Cronograma e Orçamento, veja  >> Gerenciando o Cronograma e o Orçamento

Visite nosso BLOG e faça seu comentário sobre esse artigo >> http://blog.tenstep.com.br

 

Managing small change requests - An alternative process

 

Por Max Wideman

AlternativeA few months ago, my friend Tom Mochal published a piece in his TenStep periodical Email blast about how to deal with a stream of "small change requests" on a project. It read as follows:

Proactively Manage Small Change Requests Using
Alternative Processes

Everyone can recognize and appreciate that a scope change request process must be invoked for large changes to the project. However, you may encounter resistance to formal scope change management for small requests. The client and other project team members may consider this to be an unnecessary overhead for such small decisions.

>> Leia o restante do artigo

 

New Year's resolutions - Planning for positive change

 

Por James ManktelowNew Years

Are you starting to contemplate your New Year resolutions? Or have you resolved never to make a New Year's resolution again?

If the latter, you're not alone. Many people get demoralized when, year after year, they make resolutions that they keep for only a few weeks.

Why is this? After all, we all have the best intentions, and the timing (new year, new start) couldn't be better. A key problem lies in the fact that we place a huge amount of pressure on ourselves. During the last week of December and the first week of January, it can seem that all you hear is, "What are your New Year's resolutions?" "What are you going to work on this year?".

And the focus is on the "what" not the "how." When you are more concerned with the goal you set than on the specifics of how you are going to accomplish it, this can quickly lead to failure.

>> Leia o restante do artigo

 

Definição: Conflito

 

Definição

Dois ou mais partidos que têm interesses ou perspectivas diferentes que requerem uma resolução para conseguir os objetivos do projeto.

Uma situação que existe quando dois grupos tem objetivos que os afetam diferente.

Desacordo, luta pela superioridade, encontro competitivo, discordância ou interferência entre os partidos.

Visite a página do produto - >>Glossário Comparativo dos Termos de Gerenciamento de Projetos - Wideman

 

Enquete do mês

 

Poll ResultsQual grupo de pessoas em sua organização poderia obter maior benefício através do treinamento em gerenciamento de projetos?

1. Gerentes de projetos

2. Membros de equipes de projetos

3. Gerentes sêniors que são responsáveis pelos

    projetos e os Gerentes de projetos associados

4. Executivos

>> Vote

 

RESULTADO DA ENQUETE DO MÊS DE DEZEMBRO 2009

Qual fase ou parte do projeto que você encontra mais dificuldade?

Iniciação

28,1%

Planejamento

31,2%

Monitoramento e Controle

21,9%

Execução

9,4%

Encerramento

9,4%

 

Podcast Sobre Gestão de Projetos

 

PodcastoHow to Study for the PMP Exam and Pass : The Project Management Podcast®E- Episode 135

In this episode of The PM Podcast we are going to take a close look at something that is near and dear to myself: The PMP Exam. In particular we will talk about how to prepare for and pass the pmp exam. But there would be nothing more boring if I just began reading all the tips and tricks I have in my arsenal for this. So in order to make it more interesting, I have invited Bill Rouck, PMP to be on the program.

Bill is one of my PM PrepCast student and has passed his PMP exam just this year. So what you hear from him is pretty much the latest information in PMP exam preparation. We talk about the following topics:

>> Ouça o Podcast

 

 

PM Quiz - Teste os Seus Conhecimentos

 

PMP QuizQual destas técnicas faz com que a resolução do conflito seja mais duradoura?

 

A.

Confronto

B.

Panos Quentes

C.

Negociação

D.

Imposição

Visite o nosso website para a resposta correta >>> Resposta

 

Websites Interessantes

 

Cada semana apresentamos um website relacionado a profissão de gerenciamento de projetos e um outro interessante, divertido ou informativo.

  • Website "Gerenciamento de projetos" - QuickBase - http://quickbase.intuit.com/

  • Website “legal” - California Coastline - http://www.californiacoastline.org/

Envie suas sugestões de websites interessantes e feedback através do e-mail feedback@tenstep.com.br

 

O nosso

Boletim informativo

é lido por mais de

61.000 Profissionais

em todo o mundo

NESTA EDIÇÃO

Regra #87 para os Gerentes de Projetos
Prepare-se para o exame de PMP® com a Ready-Set-Pass
Validar as estimativas com os membros da equipe do projeto
Managing small change requests - An alternative process
New Year's resolutions - Planning for positive change
Definição: Conflito
Enquete do mês
Podcast Sobre Gestão de Projetos
PM Quiz - Teste os Seus Conhecimentos
Websites Interessantes

 

TENSTEP WEBINARS (Cursos on-line)

Limitado a 14 participantes

- Faça já a sua inscrição! -

PM00.00e Definir o Trabalho de um Projeto

O foco deste curso é fornecer aos participantes um entendimento sobre os fundamentos de um projeto, tal como, o que é um projeto, quais os papéis e as responsabilidades. Também, fornece os fundamentos sobre como definir os vários aspectos de um projeto e, como identificar os componentes do plano de gerenciamento do projeto e as suas finalidades.

>> Maiores Detalhes

PM02.00e Construir um Cronograma

Este curso de três horas foi projetado para ajudar os gerentes de projetos e os membros das equipes dos projetos a compreender a finalidade de um CRONOGRAMA de um projeto e como ele deve ser escalado baseado no tamanho do projeto. Também, mostra como CRIAR uma ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP), um DIAGRAMA DE REDE, ESTIMAR o ESFORÇO, PRAZOS e os CUSTOS associados ao cronograma e criar um cronograma final que possa ser utilizado como base para gerenciar o projeto.

>> Maiores Detalhes

 

20 MINUTE IT MANAGER

Boost Your Career

With The Mentoring You Need to Succeed - Real world discussions for real world situations!

>> Maiores Detalhes

 

TORNE-SE UM MEMBRO

Mais acesso, Mais informação, Mais benefícios!

Perhaps too easy!

Algumas áreas de nosso website e das metodologias TenStep, estão disponíveis para todos os visitantes ver. Outras áreas são de acesso restrito e podem ser acessadas somente pelos licenciados da categoria membro e clientes.

Para obter acesso e rever as áreas restritas acessadas pelos membros, registre-se!

>> O Registro como membro é totalmente gratuito!

 

SELF-STUDY

E-CLASSES

Estude em casa através das e-Classes da TenStep

 

PM00.71E Effectively Managing Small Projects

(5 PDUs)

Para cada gerente de projeto, existe 10 pessoas que gerenciam projetos pequenos, mas não são considerados gerentes de projetos formais.

>> Maiores Detalhes

 

PM00.20E The Essence of Project Management

(16 PDUs)

Abordagem TenStep

Esta e-Class ensina os fundamentos em gerenciamento de projetos.

>> Maiores Detalhes

 

PM00.50E Project Management for Managers

(2 PDUs)

Treinamento formal para gerentes, executivos e para os patrocinadores que envolvem-se com projetos no dia-a-dia, e necessitam entender os conceitos fundamentais de Gestão de Projetos.

>> Maiores Detalhes

 

PM02.50E Fundamentals of Scheduling e-Class

(4 PDUs)

Esta e-Class é focada na criação de um cronograma e no gerenciamento pró-ativo do mesmo. Dezenas de técnicas são explicadas.

>> Maiores Detalhes

 

TenStep PGP®

A metodologia TenStep PGP®, auxilia as empresas à atingirem seus objetivos estratégicos através do fornecimento de ferramentas, processos e procedimentos que buscam promover sucesso no gerenciamento de projetos.

>> Maiores Detalhes

 

VÍDEO

>> Clique aqui para ver o vídeo

 

Se você acha que o Boletim Informativo TenStep, auxilia você a desenvolver seus conhecimentos em gerenciamento de projetos, recomende-o a um amigo(a) clicando em "Encaminhar mensagem" no seu navegador de internet e adicionando o(s) endereço(s) desejado(s).

POLÍTICA DE PRIVACIDADE : A TenStep respeita a sua privacidade. Caso você não deseje mais receber o Boletim Informativo TenStep clique em contato@tenstep.com.br. Seu e-mail será automaticamente descadastrado de nosso mailing.

TenStep Brasil - Tudo que você precisa para gerenciar projetos!

 

 

Tudo que você precisa para gerenciar projetos!

A TenStep Brasil oferece um número significativo de serviços de consultoria para ajudar a sua organização a destravar o potencial de seus processos de negócio. Todos os serviços serão personalizados de acordo com as necessidades da sua organização. Contate-nos para discutirmos sobre suas necessidades.

consultoria@tenstep.com.br ou +55 51 3665 6242